Curso de Especialização Livre em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa e as Artes Corporais

O acupunturista é o profissional que pratica a acupuntura, uma ferramenta da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que tem por objetivo alcançar o equilíbrio interno.
Saiba mais

Formação em Acupuntura para profissionais ligados à área da saúde ou pessoas interessadas em ampliar conceitos em um entendimento teórico prático das manifestações e desenvolvimento da energia no ser Humano.

O Curso irá mostrar através de um método seguro e objetivo que a base da técnica repousa na existência de fluxos de energia que fluem ao longo do corpo meridianos).

Todo e qualquer obstáculo desses canais de energia resulta em doença (física ou mental).

O ponto atingido pode aparecer em forma de nódulo, área de tensão muscular ou ainda um trecho sensível da pele. O papel da Acupuntura é estimular pôr meio de agulhas e outras técnicas da Medicina Chinesa a área atingida, desobstruído os obstáculos e reorganizando a energia vital.

Porque fazer esse curso

R
Ampliar conceitos em um entendimento teórico e prático das manifestações e desenvolvimento da energia no ser Humano.
R
Capacitar em outra área, estimulando o cérebro e neurônios, potencializando a criatividade, e o estado estado físico e emocional.
R
Acrescentar e aperfeiçoar seu currículo, tendo o curso como um atrativo e um diferencial em sua bagagem profissional.
R
Tornar-se hábil para tratamentos de amigos e familiares.

Com quem você vai aprender

Marcos Tadeu de Oliveira

Marcos Tadeu de Oliveira

Fisioterapeuta/Acupunturista

Marcos Tadeu de Oliveira é Fundador e Diretor da INTEGRATIVA Terapias Naturais, desde 2004. Foi membro da diretoria do SATOSP (Sindicato de Acupuntura e Terapias Orientais do estado de São Paulo). Formado em Fisioterapia pela Universidade Nove de Julho, com especialização em Medicina Chinesa, Acupuntura e Tui-Na (pela universidade de Beijing China) além de Fitoterapia, Auriculoterapia, Reiki e Seitai (manipulação de coluna) e Quiroacupuntura. Possui formação também em Massoterapia. Pós-Graduado em Acupuntura, atua na área desde 1987, atualmente desenvolve um trabalho de ozônio terapia nos tratamentos de dores e para reequilíbrio geral e além de atuar também com atendimento a pacientes dessas diversas áreas, ministra cursos online e presenciais. Crefito:183427-F.

Para quem é esse curso

P
Você que trabalha na área e quer acrescentar técnicas e aperfeiçoar os seus atendimentos, atraindo e fidelizando seus clientes;
P
Pessoas que não tem experiência na área, e almejam aprender uma nova atividade a qual possa atuar profissionalmente e de maneira autônoma;
P
Quem deseja uma atuação na área da saúde.

Apresentação

O desafio para o novo milênio consiste em administrar com maior habilidade o capital humano.

As pessoas deverão gerar maiores e melhores recursos de evolução econômico e social. Atualmente vem se expandindo a compreensão holística de saúde, entendida partir do pressuposto de que o homem é um todo indivisível, não podendo ser considerado separadamente pelos seus distintos componentes físico, psicológico ou psíquico.

A concepção de que as dimensões biológicas, psicológicas e sociais respondem juntas pelo estado de saúde dos indivíduos e que dela devem resultar ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, visando a Integridade do ser humano, reduz a importância das intervenções centradas exclusivamente na cura de doenças.

Baseado nesses princípios que a INTEGRATIVA, promove atendimentos e cursos nas áreas de Acupuntura e Massoterapia.

Ao longo dos anos foram formadas diversas turmas em cursos de SHIATSU, MASSAGEM INDIANA AYURVÉDICA, REFLEXOLOGIA, SEITAI – MANIPULAÇÃO DE COLUNA, DRENAGEM LINFĂTICA, QUICK MASSAGE, AURICULOTERAPIA, ACUPUNTURA, entre outros.

A INTEGRATIVA é coordenada pelo prof. Marcos Tadeu de Oliveira desde 1987, na cidade de São Paulo, onde vem batalhando para a divulgação, popularização e regulamentação de tais técnicas, foi introdutor de Saúde Holística no SENAC de Guarulhos e Marilia em São Paulo, Acupuntura em Maringá/PR, além da especialização em Beijing, na China.

Para podermos prestar um excelente aprendizado e crescimento para os nossos alunos, e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida tanto dos que participam ativa ou passivamente nessa relação, contamos com uma equipe de docentes especializados com Pós Graduação e Especialização Internacional.

Justificativa

Na Acupuntura, o profissional procura equilibrar as energias do corpo e ativar a circulação, tendo como base a Filosofia Oriental (Yin, Yang e 5 Elementos), usando diversos instrumentos, na maioria das vezes, inserção das agulhas é quase indolor. Os pontos de acupuntura podem ser estimulados por qualquer instrumento, desde que haja concordância com os princípios da Filosofia Oriental (Yin, Yang e 5 Elementos). Os instrumentos podem ser: dedo, laser, eletricidade, imã, semente, luz colorida, esparadrapo, ventosa, QiCong, chifre de boi…etc

Usando termos científicos modernos, seria ativar o Sistema Nervoso Autônomo e as defesas imunológicas. A acupuntura pode ser utilizada em todas as situações. Como a DOR é o sintoma principal em 80% das doenças, a acupuntura acabou ficando com uma fama de ser excelente para tirar dores como: enxaquecas, tendinites, lombalgias, ciáticas, hérnia de disco, sinusite, cólicas menstruais etc. Queremos lembrar a todos da grande eficiência da acupuntura na recuperação das sequelas neurológicas: hemiplegias, paraplegias, dificuldades da fala etc. Pode ser utilizada com outros tratamentos, pelo seu histórico milenar, é o mais tradicional e eficiente método de tratamento para diversos problemas. Como os tratamentos se processam em nível energético e buscam sempre o balanceamento da sistema Nervoso Autônomo.

Enquanto não houver regulamentação pelo Congresso Nacional, a prática de Acupuntura é livre, qualquer individuo com ou sem curso, proveniente de qualquer lugar ou curso, com qualquer carga horária, pode exercer a Acupuntura, desde que não lese o consumidor ou faça propaganda enganosa. Por sugestão do presidente da Vigilância Sanitária e do ex ministro José Serra da saúde, a ANAMO, SATOSP e outras entidades sérias do movimento constituíram CONBRAC (Conselho Brasileiro de Acupuntura) para avaliar os acupunturistas.

Não há nenhuma lei ou portaria reservando a Acupuntura só para os médicos, bem como nenhuma legislação para pós – graduação, existem apenas convênios de algumas escolas com faculdades, e o reconhecimento de alguns conselhos da área da saúde. Segundo várias jurisprudência (TFR, TJ-SC, 1″ Vara Cível de Jundiaí , 12″ Câmara de Alçada Criminal -SP), resolução do CFM só vale para os médicos, não alcança o resto da sociedade.

A rigor, qualquer pessoa interessada pode estudar e praticar acupuntura. 

O que você vai aprender

1° SEMESTRE

TEORIA DE BASE – AURICULOTERAPIA – AMBULATÓRIO

Aula 1
Apresentação do Curso e Bases Filosóficas da MTC (Tao e Yin/Yang); Substâncias Fundamentais e Circulação Energética; 5 Elementos I (Noções Gerais); Auriculoterapia Oriental, (introdução ao diagnóstico e Tratamento).

Aula 2
Anamnese, Inspeção e Palpação. Aplicação de Sementes, stiper, imãs, etc. E Introdução a aplicação de agulhas longas e Auriculares.

Aula 3
Inspeção de Língua (Acupuntura Lingual), Eletroacupuntura e Auriculossomaticoterapia (ponto auricular e ponto local). Manipulação de Agulhas Longas.

Aula 4
Manipulação das Agulhas Longas.
Tratamento de Dor, Obesidade, Vícios e Tabagismo

Aula 5
Os 30 pontos Mestres de Nogier, (Auriculoterapia Francesa), Reflexo Auriculocardíaco e Auriculomedicina, Ambulatório e casos clínicos.

Aula 6
Auriculoacupuntura (integração com os 5 Elementos), Casos clínicos e Ambulatório.

* Os exercícios energéticos (Tao Yin – Tai Chi Chuan – Qi Gong) serão desenvolvidos ao longo de todo o curso e de acordo com a necessidade.

2º Semestre

DIAGNÓSTICO, MERIDIANOS E OUTROS MÉTODOS TERAPEUTICOS

Aula 1
Interrogatório / Diagnóstico Visual / Língua I
IntroduçãO Terapia pela Ventosa / Guasha / Sangria

Aula2
Palpação – Pulsologia Olfação Ausculta (Diagnóstico pela Voz)
Introdução a Moxaterapia

Aula 3
Oito Critérios
Síndromes Energéticas
Pontos Shu Antigo

Aula4
Síndromes Energéticas / Casos Clínicos
Técnicas de inserçãO e Manipulação de agulhas

Aula 5
Meridianos: Jing- luo e circulação Pulmão (Fei)
Intestino Grosso (Dachang) Estômago (Wei) Baço (Pi) Gera
Casos Clínicos

Aula 6
Meridianos
Coração Tuina- (massagem chinesa) (Xin)
Bexiga (Pangguang) Rim (Sheng)
Casos clínicos
Teoria e prática (básico)

3º Semestre

AVANÇADO MASSOTERAPIA ORIENTAL E MICRO SISTEMAS E AMBULATÓRIO

Aula 1
Shiatsu – Doin- Acupressura

Aula 2
Qi Gong (Tchu kung) – Automassagem

Aula 3
Microssistemas (punho e Tornozelo)

Aula 4
Craniopuntura/ Segundo Metacarpo

Aula 5
Técnicas de inserção / Ambulatório

Aluna 6
Técnicas de Inserção / Ambulatório

 

 

4º Semestre

ESPECIALIZAÇÃO E FORMAÇÃO PONTOS – FITOTERAPIA E TCC

Aula 1
Fisiognomia (Diagnóstico Visual)
Discussão de Casos Clínicos

Aula 2
Acupuntura sem Agulhas
Imãs, Cromoterapia e Acupressura
Eletroestimulação – Ambulatório

Aula 3
Pontos de Comando
Pontos de Comando
Pontos Shu antigo – Ambulatório

Aula 4
Pontos Shu antigo
Técnicas SHU-MO
Vasos Maravilhosos

Aula 5
Recursos Fitoterápicos
Acupuntura e Psicologia
Orientação à Monografia

Aula 6
Monografia;
Aspectos Jurídicos da Legislação Vigente.

 

Assista ao vídeo do Professor Marcos Tadeu sobre o curso de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa.

Conteúdo Programático:

– Histórico e Evolução da Acupuntura

– TAO – Yin / Yang; – Discussão de Casos Clínicos

 – Substâncias Vitais; – Acupuntura sem Agulhas

 – Cinco Elementos

 – Canais de Energia; – Eletroestimulação;

– Auriculoterapia

– Tui Na (Massagem Chinesa)

 – Shiatsu – Doin – Acupressura

– Qi Gong – Automassagem

– Técnicas SHU-MO

– Microssistemas (Punho e Tornozelo) – Craniopuntura / Segundo Metacarpo

– Recursos Fitoterápicos

– Técnicas de Inserção – Agulhas Longas

 – Acupuntura e Psicologia;

– Introdução à Nutrição (Prevenção e Cinco Elementos)

– Moxabustão / Ventosa / Guasha

 

 

– Orientação à Monografia

– Pulsologia Discussão de Casos Clínicos

-Fisiognomonia(diagnóstico visual)–Pulsologia

– Moxabustão / Ventosa / Guasha

– Sindromes Enegéticas

– Acupuntura sem agulhas- -Imãs, cromoterapia

– Eletroestimulação

-Pontos de comando

– Pontos de shu antigo

-Técnicas shu-mo

– Vasos Maravilhosos

– Os 5 elementos na alimentação equilibrada

– Recursos fitoterápicos

-Acupuntura e psicologia

– Aspectos Jurídicos da Legislação Vigente

Conteúdo a ser desenvolvido em 24 meses “ semestres” (4 semestres) distribuídos em laboratório de pratica permanente entre alunos e ambulatório (estagio supervisionado).

Estrutura do Curso

O Curso será realizado em 24 (vinte e quatro meses) de aula, em princípio serão realizadas em um sábado de cada mês, estão compreendidas na estrutura do curso as atividades de:

* Aulas Teóricas

* Aulas Práticas (Laboratório)

* Atividades Ambulatoriais

* Discussão de Casos Clínicos

* Trabalhos Dirigidos, Questionários, Seminários, Provas de Avaliação

O programa do curso foi elaborado para o que o aluno de forma gradual obtenha os conhecimentos.

A PRESENÇA do aluno nas aulas é fundamento essencial para o seu aprendizado, o que não o libera de seu estudo individual para o que o mesmo venha obter com essa relação, o melhor aproveitamento do curso, pois o curso exige do aluno estudo e dedicação constante para a compreensão de uma ampla quantidade de conhecimentos.

 

SOBRE AS AULAS

A fim de auxiliar o aluno, será fornecido os principais tópicos que serão abordados, o objetivo a ser atingido, o tipo de aula, e poderá ser solicitado um
tipo de tarefa complementar que deverá ser realizada (pesquisas, questionários, etc).

Na definição das estratégias e instrumentos de avaliação, deve-se ponderar as competências desenvolvidas e que frequentemente se apresentam associadas requerendo uma perspectiva integradora.

O resultado do processo de avaliação seráexpresso em menções:

ÓTIMO: capaz de desempenhar, com destaque, todas as competências
exigidas pelo perfil profissional de conclusão.
BOM: capaz de desempenhar, a contento, todas as competências exigidas pelo perfil profissional de conclusão.
SUFICIENTE: capaz de desempenhar, as competências essenciais exigidas pelo perfil profissional de conclusão .
INSUFICIENTE não capaz de desempenhar as competências essenciais exigidas pelo profissional de conclusão.

CONCLUSÃO DO CURSO

A Direção da INTEGRATIVA, considera que os objetivos foram atingidos quando os alunos apresentarem:

* Presença: 75% de presença (obrigatória) inclusive nas Aulas Práticas e Ambulatoriais

* Os conceitos em todos os tipos de avaliação o aluno terá conceito no mínimo SUFICIENTE

* Pagamento Integral do Curso

* Realização de uma Monografia / TCC sobre o tema a escolher desde que tenha relação com o curso que o aluno está cursando, a monografia / TCC deverá ser entregue com A conclusão do curso.

Todos os que atingir esses objetivos e forem considerados aptos à exercerem a profissão de ACUPUNTURISTA, será emitido certificado do curso pela INTEGRATIVA.

Quando serão as aulas

R

Das 9:00 às 17:00

R

As aulas serão no 1º fim de semana do mês

R

2 anos de duração

Sábado das 9:00 às 17:00

no 3º fim de semana do mês

2 anos de duração

Formulário de Inscrição

Como ficou sabendo sobre esse curso?

Já fez outro curso na Integrativa

Perguntas frequentes

Quais as formas de Pagamento?
O curso pode ser pago mensalmente ou a vista. O pagamento feito em cheque ou dinheiro, ganha o desconto de 5% referente ao valor do curso. O pagamento feito por cartão de debito ou credito é cobrado o valor integral (o desconto não é valido para os valores promocionais).
Posso atuar profissionalmente?
Ao termino do curso, o aluno estará habilitado para atuar profissionalmente na área. Lembrando que os cursos de curta duração (3 meses, 4 meses e 6 meses) são cursos de especialização. O curso de acupuntura (24 meses) é um curso de formação, que visa o amplo conhecimento do aluno através da teoria e pratica.
Ganho certificado?
Todos os cursos ganham certificado.
O curso de acupuntura é reconhecido pelo SATOSP – Sindicato dos Acupunturistas e Terapeutas Orientais do Estado de São Paulo- que está viabilizando todo o processo de regulamentação da acupuntura.
Os cursos são apenas aos finais de semana?
Inicialmente os cursos são agendados para os finais de semana (um final de semana por mês), porem entramos em acordo com a disponibilidade da turma, podendo ser semanalmente com 2 horas de duração (manhã, tarde ou noite)
Eu preciso ter alguma formação na área?
Todos os cursos fornecidos pela Integrativa não possuem como pré-requisito formação ou conhecimento na área. Garantimos esclarecimentos e total atenção as dúvidas durante os cursos.
As aulas são presenciais?
Todas as aulas são 100% presenciais. Encaminhamos o material da aula por e-mail, para melhor compreensão e absorção do conteúdo das aulas.
Tem aula prática?
Os alunos praticam entrem si as técnicas aprendidas no curso, podendo também trazer um modelo para as aulas.
Na acupuntura, é feito um ambulatório uma vez por semana, como estágio e conclusão de curso.
Qual o custo dos materiais?
Os alunos deverão trazer caderno e caneta para anotações das aulas, os demais materiais, como apostilas, serão fornecidos pela instituição.
A frequência deverá ser igual ou superior a 75% da carga horária para a aprovação e certificado.
A comunicação por desistência da participação no programa deverá ser feita por escrito, endereçada à secretaria da INTEGRATIVA.
O reembolso: Integral até 3 dias uteis antes do início do curso; Parcial: entre o 2° dia útil até o início do curso será descontado 10% do valor pago. Caso a desistência ocorra após o início do curso e a metade será descontado 50% do valor mais o n° de aulas assistidas.
Caso o número mínimo de participantes para a efetivação da turma não seja atingido, o INTEGRATIVA cancelará o curso e irá fazer a devolução integral dos valores pagos.
Share This